Antecipação de parcela do décimo terceiro de aposentados e pensionistas vai injetar mais de 75 milhões de reais na economia do Estado, informa Amazonprev

Pelo menos 28 mil segurados da Fundação Amazonprev, entre aposentados e pensionistas, serão contemplados com a antecipação da primeira parcela do 13º salário. O pagamento, anunciado pelo governador Wilson Lima na última sexta-feira (12/7/24), será efetivado no dia 23 de julho/24 para aposentados e dia 24 de julho/24 para pensionistas. O montante representa uma injeção de mais de R$ 75 milhões na economia do Amazonas.

Cerca de 20 mil aposentados do poder Executivo vão receber o pagamento antecipado. Em relação aos pensionistas, mais de 8 mil beneficiários terão direito ao abono. Não entram nesse total, os aposentados que optaram por receber o benefício de forma fracionada, ou seja, em parcelas mensais, junto aos proventos regulares. Há, ainda, os que optaram por receber em parcela única somente no final do ano. Ambos os casos, atendem ao que diz o artigo 4º da Lei nº 1.897 de 06 de janeiro de 1989.

O presidente da Amazonprev, Ary Renato de Souza, destaca como se dará o adiantamento dos recursos.

“O pagamento da primeira parcela do décimo terceiro corresponde a 50% do valor do salário mensal e não contará com os descontos de encargos sociais. As deduções só ocorrem no pagamento da segunda parcela. Essa decisão confirma o quanto o governador Wilson Lima reconhece e valoriza o trabalho dos servidores públicos do Estado”, destacou Ary Renato.

Outros órgãos – Esta antecipação contempla os servidores vinculados ao Poder Executivo estadual. Os demais poderes, como Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Ministério Público do Estado (MPE), Tribunal de Contas (TCE-AM), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), possuem calendários próprios de pagamento.