Amazonprev garante recomendação para manutenção das certificações ISO 9001-2015 e Nível III do Pró-Gestão

A Fundação Amazonprev concluiu, na sexta-feira (18/10), o processo de auditoria de supervisão da ISO 9001, versão 2015, e do Pró-Gestão RPPS, nível III, obtendo a recomendação para a manutenção das certificações. O resultado foi anunciado por Helga Martins, auditora do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil).

Os trabalhos de auditoria tiveram início na segunda-feira, 14 de outubro. Foram analisados todos os trâmites relacionados aos processos de concessão de benefícios previdenciários, abrangendo desde o atendimento inicial, a instauração e análise dos processos, efetivação dos benefícios, recursos humanos, planejamento, arquivo, até a gestão financeira dos recursos previdenciários e o suporte necessário para a realização dessas atividades.

Os relatórios da auditoria serão entregues por Helga ao ICQ Brasil, para que o instituto valide o estudo e emita os certificados. Este é o segundo ano em que Helga audita os processos da Amazonprev. A auditora ressaltou como pontos de destaque a otimização dos manuais de qualidade da instituição e a qualificação técnica e o comprometimento dos servidores.

“Observamos uma boa evolução no sistema de gestão da Amazonprev. É evidente que a instituição segue em um caminho contínuo de melhorias. A revisão dos manuais tornou os processos bem mais otimizados, e houve um avanço significativo com a utilização de novas ferramentas para auxiliar a gestão do sistema de qualidade. Além disso, o domínio das equipes nas áreas de atuação faz toda a diferença para que essa auditoria fosse concluída sem nenhuma não conformidade”, afirmou a auditora.

Lisandra Cruz, responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade da Amazonprev, coordenou as atividades da auditoria e destacou a abertura oferecida pela alta direção para assegurar a continuidade das ações do SGQ. “Estou muito feliz com a conclusão bem-sucedida deste processo. Foi um trabalho árduo, principalmente devido às recentes mudanças institucionais que ocorreram, das quais eu inclusive faço parte. Antes atuava em outra área e precisei me aprofundar rapidamente no sistema de gestão da qualidade para conduzir esse trabalho. Estou entusiasmada com o resultado e com as próximas etapas”, destacou Lisandra.

Durante a reunião de encerramento, o presidente da Amazonprev, Ary Renato Souza, agradeceu à equipe envolvida no processo e enfatizou a importância da auditoria para a melhoria contínua dos processos institucionais.

“A verificação e análise de nossos processos nos permitem identificar onde estamos acertando e onde podemos aprimorar ainda mais, especialmente para mantermos um processo contínuo de identificação e tratamento de riscos, sempre detectando novas oportunidades de melhoria. Essa recomendação só foi possível graças ao empenho de nossos servidores e ao apoio do governador Wilson Lima, que não poupa esforços para garantir o suporte necessário para oferecermos serviços de qualidade aos nossos aposentados e pensionistas”, concluiu Ary Renato.