Pensão por Morte
ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE PENSÃO POR MORTE
O processo de solicitação do benefício de pensão por morte deve ser realizado por meio de formulário eletrônico. Antes de iniciar, leia atentamente as instruções abaixo!
- PASSO 1: Documentação
Reúna toda a documentação indicada no Check-list abaixo, conforme a situação de parentesco entre o requerente e o segurado falecido. Digitalize em formato PDF e salve em uma pasta no seu computador:
Check List de Documentos Necessários:
- COMPANHEIRO(A)
- CONJUGE
- Enteado maior incapaz / inválido
- Enteado menor de 21 anos
- EX-CONJUGE OU EX-COMPANHEIRA
- FILHO MAIOR INVÁLIDO-INCAPAZ
- FILHO MENOR
- MENOR TUTELADO
- IRMAO
- PAIS
ATENÇÃO!
Nomeie os documentos da seguinte forma:
– REQUERIMENTO.
– IDENTIDADE DO SEGURADO
–IDENTIDADE DO DEPENDENTE
–COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA com CEP
e assim sucessivamente…
PASSO 2: Clique aqui pra imprimir o documento ‘REQUERIMENTO DE PENSÃO‘ . Preencha, assine, digitalize em formato PDF e salve juntamente com os demais documentos indicados em seu check-list.
- Companheiro (a)
- Cônjuge
- Enteado
- Ex Cônjuge/Ex Companheiro (a)
- Filho (a) menor de idade
- Filho (a) inválido
- Irmãos
- Menor Tutelado
- Pais
PASSO 3: Imprima as declarações que se aplicam a sua condição, conforme indicação do check-list. Preencha, assine, digitalize em formato PDF e salve, juntamente com os demais documentos, em uma pasta no seu computador.
- DECLARAÇÃO – ACUMULAÇÃO DE PROVENTOS DE PENSÃO COM CARGOS OU PROVENTOS DE APOSENTADORIA
- DECLARAÇÃO DE NÃO EMANCIPAÇÃO e ESTADO CIVIL (FILHO MENOR DE 16 – 17 ANOS)
- DECLARAÇÃO DE ESTADO CIVIL (FILHO ACIMA DE 18 ANOS)
- REQUERIMENTO ABERTURA DE CONTA CORRENTE
- TERMO DE COMPROMISSO
PASSO 4: Após digitalizada toda a documentação exigida, click no link abaixo para preencher o formulário de envio da documentação. Obs.: Por enquanto, o acesso é possível apenas por computador ou notebook.
http://www.portaldosegurado.am.gov.br:85/solicitacao
ATENÇÃO:
- No link a seguir é possível assistir o vídeo explicativo de preenchimento do Formulário: https://youtu.be/-kHWGKDtLPc
- O status do envio da documentação pode ser acompanhado no próprio link do formulário, no item “Consultar Minha Solicitação”
- Acompanhe o andamento do processo pelo e-mail: amazonprev@amazonprev.am.gov.br .