‘Previdência na palma da mão’ é lançado para facilitar acesso de aposentados e pensionistas a informações da Amazonprev
O aplicativo torna mais fácil o acesso dos inativos da instituição a contracheque, Cédula C e outros documentos previdenciários
Em busca de inovações tecnológicas que facilitam o acesso de aposentados e pensionistas a informações previdenciárias, a Fundação Amazonprev lançou, nesta quarta-feira (23), o aplicativo ‘Meu RPPS’ – Previdência na palma da mão. O evento aconteceu no hall de atendimento da instituição, no Centro, reunindo colaboradores e representantes de entidades de servidores inativos do Amazonas.
A nova ferramenta integra o processo de ampliação da oferta de serviços previdenciários disponíveis em plataformas digitais e acessíveis a qualquer pessoa a partir de um aparelho celular. De forma rápida e prática, é possível obter informações, que já estão disponíveis no Portal do Segurado, como: consulta cadastral, emissão de contracheque, Cédula-C (Imposto de Renda) e para outras informações podem ser enviadas por meio do Fale Conosco.
“Buscamos desmistificar a cultura de que o segurado tem que vir à instituição para emitir documentos simples, uma vez que os mesmos podem ser acessados na comodidade de suas casas usando o seu próprio aparelho celular”, explica a diretora-presidente da Amazonprev, Andreza Souza ao lembrar que o novo serviço, inclusive, vai alcançar os beneficiários residentes no interior do Estado. “Muitos se deslocavam à capital para emitir um documento. Hoje, por meio eletrônico, é possível ter acesso a diversos serviços e até consultar a situação previdenciária do segurado”, completa a gestora.
Para o auditor fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda (Sefaz), José Girão, o dispositivo agrega valores e facilidades aos inativos do Amazonas. “Muitos podem até não possuir computador para acessar os serviços previdenciários, mas, com certeza, todos têm um celular com internet de onde é possível visualizar as informações desejadas”, pondera.
» ACESSO RÁPIDO – Para acessar o aplicativo, os inativos devem usar os mesmos dados de login e senha já utilizados no Portal do Segurado da Amazonprev. Porém, para primeiro acesso, é necessário fazer o cadastro, informando o número do CPF, data de nascimento e e-mail. Para quem perdeu os dados de acesso ao Portal, existe, ainda, a opção de cadastrar nova senha. Uma mensagem é enviada ao e-mail cadastrado para confirmar a solicitação. “Estamos alinhados à uma série de inovações que o Governo do Estado vem implementando na administração pública, que é descomplicar e desburocratizar o atendimento à população”, observa Andreza Souza.
(*)‘Meu RPPS’ – Regime Próprio de Previdência Social.