Amazonprev renova Certificação de Regularidade Previdenciária para 1º semestre de 2024

 

O CRP atesta a boa gestão financeira da instituição previdenciária estadual, além de garantir que o Amazonas se torne apto a receber recursos federais.

A Fundação Amazonprev garantiu para os primeiros seis meses de 2024 a emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária. O documento, fornecido pela Secretaria de Políticas de Previdência Social, atesta que o ente federativo segue normas de boa gestão financeira, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados. O atual CRP tem validade até 13 de junho de 2024.

“A emissão do CRP é tão importante que sem ele o estado fica impossibilitado de receber transferências voluntárias de recursos federais, bem como empréstimos e financiamentos. O documento é emitido semestralmente e o Amazonas é um dos poucos entes federativos a manter a concessão regular do certificado”, observa a diretora-presidente da Amazonprev, Maria Neblina Marães.

Na análise da Secretaria de Políticas de Previdência Social são listados, pelo menos, 36 itens para que um estado esteja habilitado a receber o CRP. Um desses requisitos é o acesso do segurado às informações do portal da transparência para o acompanhamento regular das finanças da instituição.

O CRP é uma comprovação de que o estado cumpre todas as normas federais relacionadas à gestão de um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Desta forma, atesta que mantém os recursos provenientes dos recolhimentos dos servidores em constantes investimentos para que na hora da aposentadoria os valores assegurem a cobertura previdenciária desses funcionários públicos.