Amazonprev registra superávit financeiro em aplicações do Fundo Previdenciário de servidores estaduais
Resultado é considerado reflexo de um sistema equilibrado, seguro e de referência nacional em gestão previdenciária, segundo aponta estudo divulgado nesta quarta-feira (29/05) durante audiência pública.
A Fundação Amazonprev realizou, nesta quarta-feira (29/05), a audiência pública para apresentação do Relatório da Avaliação Atuarial 2024, data base 31 de dezembro de 2023. Na oportunidade, foi apresentado o Plano de Aplicação de Investimentos (PAI) 2024. O evento foi realizado de forma hibrida, com participação remota e transmissão ao vivo pelo canal oficial da instituição no youtube.
De acordo com os dados registrados no relatório atuarial, foi constatado que o Fundo Previdenciário de Aposentadorias e Pensões do Estado do Amazonas (FPREV), apresentou um superávit atuarial de mais de 1 bilhão e meio de reais no ano de 2023. Resultado é considerado reflexo de um sistema equilibrado, seguro e de referência nacional em gestão previdenciária, conforme explica a diretora-presidente da Amazonprev, Maria Neblina Marães.
“Somos reconhecidos nacionalmente como um sistema equilibrado, bem gerido e seguro. E isso é fruto de um trabalho combinado, que tem como apoio a estrutura governamental do Estado, a alta qualificação técnica dos nossos servidores, a atuação fiscalizadora e deliberativa dos Conselhos de Administração e Fiscal, bem como o acompanhamento das instituições públicas de todos os poderes estaduais e dos órgãos fiscalizadores e de controle estadual”, detalhou Maria Neblina.
O FPREV é o Fundo de capitalização dos recursos previdenciários do qual fazem parte os servidores de cargos efetivos dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além do Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado, que ingressaram a partir de 01 janeiro de 2004. Para o atuário Luiz Cláudio Kogut, responsável técnico do estudo, os dados apresentados permitem constatar a previdência estadual atende a todas as normas legais, tem regularidade, solidez e perenidade para garantir o pagamento dos atuais e futuros aposentados e pensionistas do Amazonas.
“O Amazonas é um dos poucos estados do Brasil com uma previdência tão bem capitalizada e organizada, por isso é referência nacional. Na análise dos dados, fica claro que a Amazonprev, por meio da Diretoria dos Conselhos de Administração e Fiscal, desenvolve um excelente trabalho e isso se reflete em todo o quadro de servidores também. Parabenizo a todos pelo excelente resultado”, ressaltou Luiz Cláudio Kogut.
Evolução dos Investimentos: Os recursos do Regime Próprio de Previdência Social do Amazonas, que no início das atividades da Amazonprev, em 2002, eram de R$ 515.469 (quinhentos e quinze mil, quatrocentos e sessenta e nove reais) totalizou, em dezembro de 2023, o montante de R$ 8.170.903.196,18 (oito bilhões, cento e setenta milhões, novecentos e três mil, cento e noventa e seis reais e dezoito centavos).
Consulta Pública: O Relatório Atuarial da Previdência do Amazonas está disponível na versão completa para consulta no site da Amazonprev (www.amazonprev.am.gov.br), menu “Acesso à Informação”, item “Cálculo Atuarial”. O documento foi analisado e aprovado, com parecer favorável, dos Conselhos Diretor, de Administração e Fiscal da instituição.