A Instituição
A Fundação AMAZONPREV – É a única gestora de Previdência no Estado, criada a partir da Lei Complementar nº 30, de 27 de dezembro de 2001. Tem como objetivo garantir os benefícios previdenciários aos servidores públicos inativos e pensionistas.
Com uma Política de Qualidade focada na melhoria contínua de suas atividades, a Fundação Amazonprev acumula importantes avanços no segmento previdenciário estadual que contribuíram para colocar o Estado do Amazonas em evidência nacional em termos de Regimes Próprios de Previdência. Entre eles, destacam-se:
- Renovação permanente do Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP;
- Conquista e manutenção do Certificado ISO 9001 desde o ano de 2010, nas versões 2008 e 2015;
- Implantação de um contínuo Programa de desenvolvimento de competências, em consonância com a Política de Capacitação do Governo do Estado;
- Incorporação de novas tecnologias, premiações em programas de certificação de boas práticas de gestão em RPPS, dentre outras, constantes do Planejamento Estratégico – PPA e Política de Aplicações de Investimentos – PAI.
Histórico
A previdência dos servidores do Estado do Amazonas, de acordo com as mudanças legais, teve sua gestão efetuada por diversos órgãos. Primeiramente o DAPS – Departamento de Assistência Social e Previdência – assumiu os chamados pecúlios, concedidos através do Montepio. A concessão de pecúlio feita pelos DAPS foi substituída pelos serviços do IPASEA – Instituto de Previdência e Assistência Social do Estado do Amazonas, que atuava na concessão de pensão, atendimento à saúde e construção de casas em conjuntos habitacionais para os servidores.
EM 1997, a parte do IPASEA que cuidava da moradia foi transferida para a SUHAB – Superintendência de Habitação do Amazonas.
Em 1998, foi extinto o IPASEA e criado o IPEAM – Instituto de Previdência do Estado do Amazonas, que já não tinha responsabilidade sobre os serviços de assistência social, somente de concessão de pensões.
Em 2001, a AMAZONPREV surge como único gestor de Previdência no Estado, criada pela Lei Complementar nº 30, de 27 de dezembro de 2001, com estatuto aprovado pelo Decreto Governamental nº 22.541, de 22 de março de 2002 e Contrato de Gestão firmado em 26 de março de 2002.
A partir de março de 2003, iniciou o processo de implantação, pondo fim ao modelo antigo de previdência social e passando a adequá-lo às normas estabelecidas pela Reforma Previdenciária, cujo objetivo maior é resolver o déficit previdenciário e garantir os benefícios aos servidores inativos do presente e, futuramente, aos que ainda estiverem na ativa.
Valores
- Ética;
- Transparência na Gestão;
- Compromisso com a qualidade nos serviços;
- Humanização no Atendimento;
- Integração entre os partícipes da gestão previdenciária;
- Responsabilidade na gestão dos recursos;
- Compromisso com as ações socioambientais.