Amazonprev adota agendamento eletrônico no retorno do atendimento ao público
Medida pretende evitar aglomeração na sede da instituição
A partir desta segunda-feira (20/07), a Fundação Amazonprev passa a adotar o sistema de agendamento eletrônico para todos os seus serviços previdenciários. A data também marca o retorno do atendimento presencial ao público, suspenso por quase quatro meses devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.
A novidade foi apresentada à imprensa também nesta segunda, no auditório da instituição previdenciária, no Centro de Manaus, pelo presidente do órgão, André Luiz Zogahib. A secretária de Administração do Estado e presidente do Conselho de Administração da Amazonprev, Inês Carolina Simonetti, também participou do lançamento do serviço.
Com a medida, os aposentados e pensionistas vão comparecer à sede da Fundação já com a documentação necessária em mãos e no horário marcado para o atendimento. “Desta forma também contribuímos para evitar aglomeração de pessoas e, assim, minimizamos os riscos de contaminação dos segurados e servidores pelo vírus do Covid-19”, informou o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib.
Para ter acesso, os beneficiários devem acessar o link de Agendamento, disponível no site www.amazonprev.am.gov.br. O primeiro passo é a realização de um cadastro e a criação de senha para visualizar os serviços disponíveis e confirmar o atendimento. Na sequência, o usuário deve escolher a data e hora em que deve comparecer à sede da Amazonprev.
“Os segurados devem estar atentos aos documentos obrigatórios a serem apresentados para o serviço solicitado, evitando, desta forma, a impossibilidade de prosseguir com o atendimento presencial”, alerta Zogahib.
Pelas estatísticas da Gerência de Previdência da Amazonprev, serviços como a pensão por morte, Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e revisão de aposentadoria ou pensão lideram o ranking dos benefícios mais solicitados. Para requerer pensão, por exemplo, a documentação depende do grau de parentesco do segurado falecido com o beneficiário, seja cônjuge, companheira(o) ou filhos.
Já para a CTC, o requerente é obrigado apresentar a ficha funcional, ato de ingresso no serviço público (decreto ou portaria), ato de exoneração e ficha financeira do período de exercício no serviço público. Esses documentos devem ser solicitados ao órgão de origem do servidor e apresentados à Amazonprev após, é claro, a realização do agendamento eletrônico.
*Avanços* – André Luiz Zogahib destacou, durante o lançamento do sistema de agendamento eletrônico, que o Governo do Amazonas dá um salto qualitativo rumo ao uso de ferramentas tecnológicas criadas para facilitar o atendimento de aposentados e pensionistas. “É significativo a utilização da tecnologia em favor da melhoria e oferta de serviços aos nossos segurados”, ponderou o presidente da Amazonprev.
A titular da Sead, Inês Simonetti, vê vantagens na iniciativa de se criar recursos que possibilitam, de forma automática, os diversos serviços previdenciários disponíveis pela instituição previdenciária do Amazonas. “É a Amazonprev trazendo a tecnologia para dentro do Governo do Estado por meio da prestação de serviços com celeridade, qualidade e credibilidade”, elogiou.
*Consultas* – Para os casos de dúvidas, a Amazonprev disponibiliza seus canais de comunicação ao público: Central de Atendimento (3627-3401 e 3627-3421); Fale Conosco (3627-3424) ou pelo email protocolo@amazonprev.am.gov.br.
*Cuidados* – Após o agendamento eletrônico, o interessado deve comparecer à Fundação Amazonprev observando as regras:
• É obrigatória a apresentação da documentação completa solicitada para o atendimento
• A entrada será exclusiva para o usuário agendado e que esteja usando máscara de proteção
• Acompanhantes só serão permitidos para idosos, pessoas com necessidades de locomoção ou menor de idade
• Respeitar as regras de distanciamento
• Seguir orientações de higiene ao adentrar a instituição
• Chegar, no máximo, cinco (5) minutos antes do horário agendado. Não se antecipe no horário. Para manter a segurança, o número de assentos na área de espera está reduzido
FOTOS: Arthur Castro/Secom