Amazonprev mira excelência e recebe certificado de nível 3 do Pró-Gestão
Instituto de certificação nacional avaliou o relacionamento da instituição do Amazonas com os segurados por meio dos processos de transparência e adoção de boas práticas de gestão
Menos de um mês após ter recebido a recomendação de qualificação para o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão), o Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ) confirmou, nesta sexta-feira (16/9), o nível 3 à Fundação Amazonprev. Essa graduação, que pode chegar até IV, demanda do órgão uma estrutura organizacional com padrões de qualidade robustos.
O instituto verificador considerou, como itens de avaliação, o alto nível de eficiência, segurança de seus processos e a incorporação de boas práticas de gestão, que são pilares adotados pela previdência do Amazonas. Além dessas ações, foram avaliados itens como, governança coorporativa, educação previdenciária e controle interno.
Para alcançar o nível 3, a Amazonprev passou por um rigoroso processo de auditoria, no período de 15 a 19 de agosto, com os auditores Maurício Moro e Cátia Reis, do ICQ. “Tive a visão de um sistema bem consolidado e as informações obtidas foram colocadas e disponibilizadas de forma adequada e coerente”, justificou Moro.
O especialista também deixou claro a percepção de que a Amazonprev possui um corpo técnico qualificado e diferenciado dos demais RPPS do país. “Vemos aqui o comprometimento não apenas dos gestores que administram os sistemas da qualidade, mas de todos os servidores e dos conselheiros da instituição”, avaliou Moro.
“O esforço coletivo foi o grande marco desse processo, pois sei que ninguém faz gestão sozinho, assim como sei que posso contar com o comprometimento e, principalmente, confiar na capacitação técnica dos nossos servidores: um grande diferencial da nossa instituição e o que nos garante estar sempre em busca dos melhores resultados”, declarou a diretora-presidente da Amazonprev, Maria Neblina.