Amazonprev recebe representantes da Sefaz em visita técnica ao arquivo da instituição previdenciária
Com o objetivo de traçar um alinhamento estratégico entre os órgãos do governo, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) realizou, na última terça-feira (24/1), uma visita técnica ao arquivo da Fundação Amazonprev, considerado um dos melhores sistemas de armazenamento de documentos do Estado. Estiveram presentes as servidores da Sefaz, Írade Cavalcante (gerente de Gestão de Documentos e Arquivo) e a subgerente de arquivo, Ivana Brito.
“Hoje a Sefaz tem buscado aprimorar e modernizar as estruturas físicas e procedimentais. Sabemos que atualmente a Amazonprev é referência nas práticas arquivistas. Estamos com um projeto de tornar o nosso acervo físico em digital, por isso temos muito interesse em conhecer mais a estrutura da instituição previdenciária”, completou Iráde Cavalcante.
Para a responsável da Administração de Arquivo da Amazonprev (Coarq), Ana Célia Bezerra, a visita é uma das formas de avaliar e melhorar a gestão de documentos institucionais, em busca de se enquadrar às determinações do Arquivo Público, órgão subordinado à Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead).
“Buscamos cada vez mais esse alinhamento entre as instituições do governo. Nosso objetivo é disponibilizar as informações a quem delas necessita. Ficamos felizes com a visita e esperamos continuar sendo referência para demais arquivos do Amazonas”, observou a servidora.
História – O arquivo da Amazonprev conserva processos físicos que datam de 1946, época em que era administrado pela Sead. A demanda pela digitalização de documentos tende a crescer com a evolução da era digital, e o processo oferece diversos benefícios às empresas e instituições, como por exemplo, a liberação de espaço físico, a preservação dos documentos, o acesso imediato a todas as informações nas plataformas digitais, o compartilhamento simultâneo entre diversos setores e a preservação do meio ambiente.